quarta-feira, 1 de julho de 2015

O profeta de valor


JEREMIAS 26
O capítulo 26, do livro de Jeremias, nos mostra uma visão interessante a respeito do que Deus tem nos entregado e de suas consequências. Nesse texto, podemos ver a história na qual Jeremias é guiado pelo Senhor para que fale cada palavra que Ele ordenou e não omita nada. Assim ele o fez.  Corajosamente, profetizou sobre aquela cidade, alertando a todos que seu fim seria como da cidade de Siló ( versículo 9). Estudos apontam que a cidade de Siló foi destruída pelos filisteus a partir de um incêndio em que nada restou. Cidade tal que havia virado um campo de batalha entre filisteus e israelitas quando a arca da aliança foi capturada ( I SAMUEL 4). Assim o Senhor avisou através do profeta que toda Judá sofreria as mesmas consequências se não mudasse seus caminhos e ouvissem a voz de Deus. ( JEREMIAS 26: 4-6).
O que mais chama atenção no capítulo é a coragem de Jeremias. Imagine chegar em um local e dizer para todos que seus caminhos estavam corrompidos e que se não mudassem sua postura Deus iria destruir toda a cidade. Nos versículos 14-15 ele diz : “ Quanto a mim, eis que estou nas vossas mãos; fazei de mim conforme o que for bom e reto aos vossos olhos. Sabeis, porém, com certeza que, se me matardes, trareis sangue inocente sobre vós, e sobre esta cidade, e sobre os seus habitantes; porque, na verdade, o Senhor me enviou a vós, para dizer aos vossos ouvidos todas estas palavras.”
Vemos que Jeremias se posicionou em prol da ordenança de Deus. Em nenhum momento ele demonstra medo. Ele é direto e diz as consequências que seriam trazidas sobre eles caso fizessem a ele algum mal.
Muitas vezes, Deus espera que nos posicionemos em favor d’Ele. Quantas e quantas vezes pedimos ao Senhor para que sejamos usados? Mas quantos de nós realmente estamos dispostos a fazer a vontade do Pai e a enfrentar a ira do mundo?
No versículo 20, a bíblia fala sobre Urias, um outro profeta, o qual profetizou contra a cidade e contra a terra, conforme as palavras de Jeremias. Entretanto, não vemos a coragem de Jeremias nele. No versículo seguinte, o texto relata que ele teve medo porque o rei o procurava para matá-lo e a atitude diante disso foi fugir para o Egito. (v 21).
Quantas vezes fugimos para o Egito ao invés de padecer por Cristo? Por amor a nossa fé! Deus não quer profetas com medo. ( II TIMÓTEO 1:7) Ele não nos deu esse espirito;  Pelo contrario, nos deu poder.  DETEURONÔMIO 3:22 diz que o Senhor é quem peleja por nós. Temos que crer nisso e não esquecer em tempo algum. Se Ele nos ordena fazer algo, é porque estará ao nosso lado lutando conosco. Não há poder maior do que em Cristo Jesus, aquele que redimiu os nossos pecados e padeceu por graça e misericórdia!
O fim de Urias foi trágico, foi cassado e morto, e jogado em valas como um desconhecido. Quando deixamos que o espirito de medo tome conta do nosso coração, também deixamos de viver no mundo espiritual de Deus. Passamos a enxergar as coisas com olhos naturais. Urias passou por isso, procurou um meio de fugir daquela situação pela força de seu braço. Quando tiramos o controle das nossas vidas das mãos de Deus e colocamos nas nossas, Deus não pode nos proteger. Ele cuidará daqueles que confiam no seu poder.
Quanto à Jeremias, o versículo 24 nos mostra que o Senhor lhe enviou um ajudador, Aicão, alguém que o protegeu de ser entregue nas mãos do povo para ser morto.
Quando nossa confiança é depositada em Deus, Ele nos livra de todo o mal. Não podemos de maneira alguma deixar que o medo nos paralise ou nos afaste da presença de Deus. Nos faça fugir para o Egito ao invés de ficarmos e lutar pelo que acreditamos. De forma nenhuma poderíamos retribuir toda a graça que o Senhor tem conosco. Isso não está ao nosso alcance. Mas precisamos deixar que Ele seja o centro, que Ele tenha total controle sobre as nossas vidas. Que Ele nos purifique de toda a sujeira oculta em nossa alma. O Senhor quer escrever uma nova história para essa geração. Quer gerir profetas corajosos, que não temem e não olham para as circunstâncias. A bíblia diz que muitos são os chamados e poucos são os escolhidos. Você é apenas mais um ou o escolhido do Senhor?

Decida ter coragem para mergulhar na plenitude de Deus. Nada que possamos imaginar se compara aquilo que Deus tem reservado para aqueles que o amam. Deixe que Ele seja o centro. Não oculte o que Ele tem falado ao teu coração, não sabemos quando será nossa ultima oportunidade de padecer por Ele. O tempo está acabando. Jesus está voltando. Assim como Judá, precisamos mudar o nosso rumo, trilhar um novo caminho, buscar a restauração em Deus. Ele não nos desampara, mas precisamos estar de coração aberto e face descoberta para receber a cura de Deus e viver o verdadeiro propósito pelo qual fomos chamados : Viver em aliança com Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário