O
profeta de valor
JEREMIAS 26
O capítulo 26, do livro
de Jeremias, nos mostra uma visão interessante a respeito do que Deus tem nos
entregado e de suas consequências. Nesse texto, podemos ver a história na qual
Jeremias é guiado pelo Senhor para que fale cada palavra que Ele ordenou e não
omita nada. Assim ele o fez.
Corajosamente, profetizou sobre aquela cidade, alertando a todos que seu
fim seria como da cidade de Siló ( versículo 9). Estudos apontam que a cidade
de Siló foi destruída pelos filisteus a partir de um incêndio em que nada
restou. Cidade tal que havia virado um campo de batalha entre filisteus e
israelitas quando a arca da aliança foi capturada ( I SAMUEL 4). Assim o Senhor
avisou através do profeta que toda Judá sofreria as mesmas consequências se não
mudasse seus caminhos e ouvissem a voz de Deus. ( JEREMIAS 26: 4-6).
O que mais chama
atenção no capítulo é a coragem de Jeremias. Imagine chegar em um local e dizer
para todos que seus caminhos estavam corrompidos e que se não mudassem sua
postura Deus iria destruir toda a cidade. Nos versículos 14-15 ele diz : “
Quanto a mim, eis que estou nas vossas mãos; fazei de mim conforme o que for
bom e reto aos vossos olhos. Sabeis, porém, com certeza que, se me matardes,
trareis sangue inocente sobre vós, e sobre esta cidade, e sobre os seus habitantes;
porque, na verdade, o Senhor me enviou a vós, para dizer aos vossos ouvidos
todas estas palavras.”
Vemos que Jeremias se
posicionou em prol da ordenança de Deus. Em nenhum momento ele demonstra medo.
Ele é direto e diz as consequências que seriam trazidas sobre eles caso
fizessem a ele algum mal.
Muitas vezes, Deus
espera que nos posicionemos em favor d’Ele. Quantas e quantas vezes pedimos ao
Senhor para que sejamos usados? Mas quantos de nós realmente estamos dispostos
a fazer a vontade do Pai e a enfrentar a ira do mundo?
No versículo 20, a
bíblia fala sobre Urias, um outro profeta, o qual profetizou contra a cidade e
contra a terra, conforme as palavras de Jeremias. Entretanto, não vemos a
coragem de Jeremias nele. No versículo seguinte, o texto relata que ele teve
medo porque o rei o procurava para matá-lo e a atitude diante disso foi fugir
para o Egito. (v 21).
Quantas vezes fugimos
para o Egito ao invés de padecer por Cristo? Por amor a nossa fé! Deus não quer
profetas com medo. ( II TIMÓTEO 1:7) Ele não nos deu esse espirito; Pelo contrario, nos deu poder. DETEURONÔMIO 3:22 diz que o Senhor é quem
peleja por nós. Temos que crer nisso e não esquecer em tempo algum. Se Ele nos
ordena fazer algo, é porque estará ao nosso lado lutando conosco. Não há poder
maior do que em Cristo Jesus, aquele que redimiu os nossos pecados e padeceu
por graça e misericórdia!
O fim de Urias foi
trágico, foi cassado e morto, e jogado em valas como um desconhecido. Quando
deixamos que o espirito de medo tome conta do nosso coração, também deixamos de
viver no mundo espiritual de Deus. Passamos a enxergar as coisas com olhos
naturais. Urias passou por isso, procurou um meio de fugir daquela situação
pela força de seu braço. Quando tiramos o controle das nossas vidas das mãos de
Deus e colocamos nas nossas, Deus não pode nos proteger. Ele cuidará daqueles
que confiam no seu poder.
Quanto à Jeremias, o
versículo 24 nos mostra que o Senhor lhe enviou um ajudador, Aicão, alguém que
o protegeu de ser entregue nas mãos do povo para ser morto.
Quando nossa confiança
é depositada em Deus, Ele nos livra de todo o mal. Não podemos de maneira
alguma deixar que o medo nos paralise ou nos afaste da presença de Deus. Nos
faça fugir para o Egito ao invés de ficarmos e lutar pelo que acreditamos. De
forma nenhuma poderíamos retribuir toda a graça que o Senhor tem conosco. Isso
não está ao nosso alcance. Mas precisamos deixar que Ele seja o centro, que Ele
tenha total controle sobre as nossas vidas. Que Ele nos purifique de toda a sujeira
oculta em nossa alma. O Senhor quer escrever uma nova história para essa
geração. Quer gerir profetas corajosos, que não temem e não olham para as
circunstâncias. A bíblia diz que muitos são os chamados e poucos são os
escolhidos. Você é apenas mais um ou o escolhido do Senhor?
Decida ter coragem para
mergulhar na plenitude de Deus. Nada que possamos imaginar se compara aquilo
que Deus tem reservado para aqueles que o amam. Deixe que Ele seja o centro.
Não oculte o que Ele tem falado ao teu coração, não sabemos quando será nossa
ultima oportunidade de padecer por Ele. O tempo está acabando. Jesus está
voltando. Assim como Judá, precisamos mudar o nosso rumo, trilhar um novo
caminho, buscar a restauração em Deus. Ele não nos desampara, mas precisamos estar
de coração aberto e face descoberta para receber a cura de Deus e viver o
verdadeiro propósito pelo qual fomos chamados : Viver em aliança com Deus.

Nenhum comentário:
Postar um comentário