quinta-feira, 23 de julho de 2015


Família: Projeto de Deus


Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho.
Porque se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante.
Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só, como se aquentará?
E, se alguém prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa.
Eclesiastes 4:9-12

Uma das frases mais ouvidas é que a família é um projeto de Deus, isso é uma grande verdade. Deus ama a família de uma forma especial. A Bíblia diz que aquele que não tem cuidado dos da sua família é pior que o incrédulo e nega sua fé. (I TM 5:8) Mas hoje, nossa palavra, é para trazer à memória aquilo que te dá esperanças.
Vemos famílias destruídas dentro e fora da igreja, o pecado tem dominado e destruído aquilo que está no coração de Deus para seus filhos. Vemos lares sendo desfeitos porque em boa parte dos casos, as pessoas não estão dispostas a lutar por aquilo que o Senhor lhe entregou. Em um mundo em que relacionamentos são descartáveis, precisamos pedir à Deus que guarde nosso coração para que façamos a diferença.
Deus trabalha em cima de aliança e de propósito. Alguns pontos são importantes que sejam destacados, são eles:

 1.      A escolha:

A base familiar começa na escolha, se escolhemos certo e com a ajuda de Deus teremos uma vida firmada em seus propósitos. Vejo muitas pessoas em conflito interior a respeito de escolha e isso é uma questão que precisa ser esclarecida. Primeiro, qual o papel de cada um! O homem deve procurar (Aquele que acha uma mulher, acha a felicidade: é um dom recebido do Senhor Provérbios 18:22) e a mulher deve esperar. O homem é o que encontra sua esposa! Vivemos em um mundo distorcido, em que os homens em muitos casos não tem postura de sacerdote e acabam deixando que as mulheres tomem a frente dos relacionamentos por falta de posicionamento.

 2.     O propósito:

Outro aspecto importante, é saber qual o propósito do casamento. Esse é um ponto crucial. Muitos se casam com a expectativa de viverem  “ felizes para sempre”. Frase bonita de ouvir! Os contos de fadas não existem. Não devemos esperar por uma pessoa que nos faça feliz, devemos buscar um relacionamento para fazer a outra pessoa feliz. Se a pessoa está empenhada em ser feliz, ela deixará que seu egoísmo seja mais importante do que qualquer outra coisa. Mas, se a pessoa se casa para fazer a outra pessoa feliz, tudo estará dentro do propósito ao qual fomos chamados porque devemos amar o nosso próximo como a nós mesmos.

 3.      Deus no controle:

Ainda nesse viés, temos que entender a importância do casamento. Deus não une pessoas, ele une propósitos. Muitos casais se separam porque casaram por aparência ou por aquilo que o outro poderia oferecer e lá na frente começam a ver o futuro da família se desintegrando porque os alvos não eram os mesmos. Amados, o casamento não é para satisfazer suas vontades, é para que duas pessoas sejam aperfeiçoadas para a Glória de Deus. Precisamos entender que os nossos relacionamentos precisam nos aproximar da presença de Deus, nos aperfeiçoar em cada uma das nossas fraquezas interiores.  Por isso a Bíblia diz no texto base que melhor que sejam dois! Porque se um cair, o outro ajuda a levantar. O casamento é ajuda mútua. É viver o amor de Deus.
Esse é um tema que daria um livro! Mas pretendo ser breve. Se hoje, sua família está destruída pelo pecado, mude. Mesmo que o culpado(a) não seja você. Abra mão do seu direito de estar certo para ser feliz. Às vezes, as nossas maiores batalhas não são contra o outro, mas contra nós mesmos. Queremos seguir a Cristo sem cruz, e isso não existe. Precisamos pagar o preço pelas nossas escolhas.
Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me.
Marcos 8:34
E, se você está solteiro, observe o direcionamento de Deus. Homens, não deixe que suas vontades, as da sua natureza humana, impeçam os propósitos do Senhor na sua vida. Não escolha por aparência, mas sim por essência.  Mulheres, saibam esperar o tempo de Deus. Ele não age no nosso tempo! Queremos tudo para ontem, e Deus não trabalha assim. Ele tem o tempo para todo o propósito debaixo do céu! Ec 3:1
Temos exemplos lindos na Bíblia de mulheres que esperaram o tempo certo e foram abençoadas por Deus. Sara, Rebeca, entre tantas outras! Mulheres que souberam cumprir seu propósito e acreditaram nas promessas do Senhor.
Que possamos entender o tempo de espera como um momento que o Senhor reservou para tratar o nosso caráter e nos aperfeiçoar para viver o que Ele tem para nossa vida. O Senhor não nos entrega bênçãos se não estivermos preparados para lhe dar com elas. Que seus propósitos sejam colocados no altar de Deus, Ele é o único que sabe o que é melhor para cada um de nós. Que os nossos propósitos possam, hoje, serem alinhados com a vontade de Deus e não à nossa. Que tudo nas nossas vidas sejam para Honra e Glória do Senhor!


Para refletir: Enganosa é a beleza e vã a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, essa sim será louvada.
Provérbios 31:30



Nenhum comentário:

Postar um comentário